Educadora norte-americana faz palestra sobre mediação

Extraído de: OAB – Rio de Janeiro – 29 de Novembro de 2011

Tendo como convidada a norte-americana Gail Sadalla, pioneira na adaptação da mediação comunitária ao contexto escolar na Califórnia, e um público formado basicamente por educadores, a Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ realizou na noite desta segunda-feira, dia 28, a palestra Resolução de conflitos na escola.

A exemplo do que faz com alunos em colégios que visita, a palestrante começou sua apresentação interagindo com os convidados sobre os conflitos pessoais, o que deu base para o restante de sua exposição . Ela explicou que, em seu trabalho, os alunos elegem um representante para atuar como mediador na resolução dos problemas. A equipe de mediação liderada por Sadalla só intervém em casos extremamente necessários.

“Quando trabalhamos com alunos, focamos na mudança da resposta e do comportamento”, disse a especialista, acrescentando que a integração entre os colegas é fundamental para a diminuição de brigas e, consequentemente, das punições. “Trabalhar com os alunos não contra eles”, definiu.

A palestra contou com tradução consecutiva, feita pela presidente da Comissão, Gabriela Assmar, que participa de projeto semelhante, o Educação para a paz.

Autor: Fonte: redação da Tribuna do Advogado

Link para publicação original aqui.

Posted in Clipping.