Gabriela Assmar

professora e coordenadora

Gabriela Assmar é advogada e mediadora. Pioneira em mediação no Brasil, foi co-fundadora da Comissão de Mediação da OABRJ e vencedora do Prêmio Innovare 2009; Weinstein Fellow pelo JAMS; membro do painel internacional do CPR. Supervisiona mediações no TJ-RJ desde 2007 e é instrutora do CNJ. Foi executiva e Ombudsman de grandes empresas. Foi co-autora da Lei de Mediação. É Consteladora sistêmica pelo instituto IrAlem e cursa a especialização em Constelação para Gestão e Negócios pelo Hellinger Schule.


Adriana Arnaud

Graduada em Química pela UFRJ. Atualmente é consultora em Empresas Familiares e Mediadora de Conflitos. Atuou por mais de 20 anos em empresa familiar do setor químico, cosmético e de embalagens, onde dirigiu a área industrial tendo experimentado os desafios de atuar como membro da terceira geração de seu fundador.


Ana Cláudia Paranaguá

Ana Claudia Paranaguá, advogada, mediadora, coach, capacitada em Praticas Colaborativas pelo IBPC, em 2018/SP. Membro do IPBC e do Grupo de Praticas Colaborativas Civeis-Empresariais, do CBMA. Formada em Práticas Restaurativas pelo ISA-ADRS. Trainer em PNL, Facilitadora de diálogos. Sócia da Atos Facilitação de Diálogo.


Ana Maria Esteves

Formação: Bacharel em Direito e Administração de Empresas, Especialização em Administração e Marketing – FGV; Formação em Mediação de Conflitos - Escola Superior de Advocacia -ESA – OAB/RJ; Formação em Mediação de Conflitos – Escola Superior de Administração Judiciária - ESAJ/RJ; Capacitada em Negociação pela “Teoria da Negociação de Harvard”- (CMI INTERNATIONAL GROUP) Harvard University – Massachussetts(2014); Formação em Mediação Circular-Narrativa – Sara Cob; Formação em Mediação Linear/Transformativa/Circular Narrativa – Marinês Suares; Instrutora e Supervisora em Mediação e Conciliação Judicial pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ; Mestranda em Mediação e Negociação de Conflitos pelo Master Latinoamericano Europeo - Institut Universitaire Kurt Bosch – IUKB, Suiza / Asociación Civil Programas de Estudios de Postgrado - APEP, Buenos Aires/Argentina; Certificada em 2012 como Mediadora Judicial Senior TJ/RJ; Mediadora Certificada pelo ICFML – Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – Portugal. Formação em Mediação Organizacional pelo Instituto TRIGON(Stutgard - Alemanha)ECOSOCIAL/IMO(2017); Módulo Internacional  em Negociação, Mediação e Resolução de Conflitos -ICFML/UCPP- Universidade Católica Portuguesa do Porto(JANEIRO/2019).

Experiência: Mais de 30 anos de experiência como executiva de indústria, negociando e gerindo contratos junto a empresas de grande porte como: Loréal (26 anos) Oi/TNL(14 anos), Sanofi, Glaxosmithkline, Dentsply, Cosan, ExxonMobil, Chevron, entre outras; Diretora da EQUILIBRE Gestão de Conflitos; Instrutora e capacitadora em Mediação de Conflitos; Conciliadora do Juizado Especial Criminal do Leblon – 2010 a 2012; Mediadora Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – 2010 até hoje (JECRIM LEBLON); Projeto de Mediação Comunitária da Prefeitura do Rio de Janeiro em Convênio TJ-RJ- Participou da criação e implantação do projeto, como instrutora da capacitação e supervisora – 2015 a jan/2017; Mediadora Privada nas áreas Civil, Empresarial, Sucessão e Familiar – 2010 até hoje.


Carolina Bassin

Advogada, Mediadora Judicial com formação sistêmica especializada em Constelação Familiar, Atriz e Produtora de Eventos. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, cursou um MBA em Gestão Cultural e possui amplo conhecimento em legislações de incentivo fiscal para projetos sociais, culturais e esportivos. Experiência de 08 anos no Terceiro Setor como voluntária em ONG internacional, organizando eventos e projetos sociais. Membro da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento. Atualmente trabalha como consultora estratégica de projetos e iniciativas culturais e, como, advogada, atua no suporte jurídico ao mercado de produção cultural, incluindo teatro, edição de livros, música e audiovisual


Constança Madureira

Mediadora de conflitos, facilitação de diálogos e técnicas de negociação pelo Instituto Mediare (RJ); Mediadora/Parceira da Mediar360/FindResolution (RJ); Mediadora da Câmara de Mediação da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/RJ); Advogada colaborativa pelo Instituto de Práticas Colaborativas (RJ); Mestre e professora de Direito (Universidade Candido Mendes); Professora do MBA em Gestão de Serviços (ênfase em Hotelaria) da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ); Membro da Comissão de Turismo (OAB/RJ); Conselheira do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (CNC/RJ); Membro dos Setores Temáticos de Mediação Empresarial e de Docência, Instituto Mediare (RJ); Hoteleira com especialidade nas áreas comercial, de implantação e desenvolvimento de hotéis; Especialista em gestão e planejamento de turismo em áreas protegidas (parques nacionais); Palestrante e pesquisadora nas áreas de métodos de tratamento de conflitos, meio ambiente e turismo, principalmente.


Flavia Gallo

Flávia Fróis Gallo é Psicóloga Clínica(UFMG-1990). Perita Tribunal de Justiça. Mediadora Sênior TJRJ e Supervisora CNJ. Mediadora e Supervisora Privada presencial e online nas câmaras de Mediação da FGV/Projetos, Equilibre, OAB/RJ, CEJUSC TJRJ. Membro das Comissões de Mediação de Conflitos OAB/RJ. Psicóloga na SEAP/EGP. Coordenadora do Núcleo de Mediação na SEAP/EGP: Especialista em Psicologia Jurídica UERJ. Pós Graduada em Justiça Criminal e Segurança Pública Professora convidada UERJ e IUPEJ Instrutora de Mediação de Conflitos no Departamento Sócio Educativo, na Escola de Gestão Penitenciária/SEAP e Equilibre Câmara de Mediação. Capacitada em Práticas Colaborativa; Narrativas Circulares . Palestrante com participação em congressos, Cursos e publicações.


Flavio Amaral Garcia

Procurador do Estado do Rio de Janeiro
Sócio do Escritório de Advocacia Juruena e Associados
Professor de Direito Administrativo da Fundação Getúlio Vargas e da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro


Humbeto Dalla

Professor e Promotor


Inez Balbino

Atua como Advogada na Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo – CNC
Graduada em Direito pela Universidade Cândido Mendes, Conflict Management and Negotiation – New York University, Mediadora | Federal Mediation and Conciliation Service – USA, MBA em Direito Empresarial pelo IBMEC, Especialização em Mediação e Arbitragem pela Fundação Getúlio Vargas|RJ PEC - Programa de Educação Continuada, Mediadora Judicial | NUPEMEC/Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Oficina de Parentalidade do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Pós Graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho CEPAD|DAMÁSIO, Curso de Negociação e Mediação Empresarial ministrado pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial - CBMAE da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB, Advogado na mediação - ICMFL/CBMA.
Participou em simulados de arbitragem, tanto como Presidente do Tribunal Arbitral bem como Árbitra dos simulados (moot's) da OAB/RJ, CAMARB e Luiz Leonardo Cantidiano.
Mediadora do Foro Internacional de Mediadores Profesionales (FIMEP) - Espanha
Comissão de Arbitragem da OAB/RJ, Coordenadora da Subcomissão de Inquéritos e Denúncias da Comissão de Arbitragem da OAB/RJ, Comissão de Mediação de Conflitos e Grupo VII de Mediação Empresarial da OAB/RJ, Coordenadora Regional do Rio de Janeiro do Grupo de Estudos de Mediação Empresarial Privada do Comitê Brasileiro de Arbitragem (GEMEP)
Participa do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr - Atuou como Diretora | 2005 à 2009,
Comissão de Arbitragem da OAB - São Paulo | 2013 | 2016, Câmara de Comércio Brasil Canadá – CCBC Integrou a Comissão dos Jovens Arbitralistas | 2007 | 2012, Conselho Nacional das Instituições Nacionais de Mediação e Arbitragem - CONIMA – Vice Presidente da Região Sudeste | 2005/2007 Superintendente 2007/2009, Câmara de Comércio Internacional – CCI International Chamber of Commerce – ICC | 1994/2013, Comissão de Arbitragem da CCI/BR | Coordenada pelo Prof. Arnoldo Wald
Assessorou durante 14 anos o Presidente da CCI/Brasil, Prof. Theophilo de Azeredo Santos, e o Vice-Presidente, Dr. Ernane Galvêas em questões jurídicas referente a arbitragem |
2000 a 2014
Consultoria: Federação de Câmaras do Comércio Exterior – FCCE, Câmara de Mediação e Arbitragem Israelita do Brasil – SP, Centro de Atendimento de Soluções Alternativas – C.A.S.A – RJ, Cartórios Notárias, Escritórios de Advocacia e outras Câmaras.
Árbitra: Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem RJ | CBMA, Câmara de Conciliação e Arbitragem da FGV | RJ
Mediadora: Conselho Arbitral do Estado de São Paulo | CAESP, Centro de Justiça de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro | CEJUSC | TJ/RJ, Câmara de Mediação de Conflitos da OAB/RJ, Câmara de Arbitragem da FGV/RJ, Centro de Mediação do Conselho de Câmaras do Comércio do Mercosul | CMCCCM, Centro de Atendimento de Soluções Alternativas | C.A.S.A, Mediadora cadastrada no Cadastro Nacional de Mediadores do Conselho Nacional de Justiça, Mediadora cadastrada na Fundação Getúlio Vargas | Projetos

Mediadora do Foro Internacional de Mediadores Profesionales (FIMEP) - Espanha


Ivone H. T. Saraiva

Economista, pós graduada em Planejamento Global no Instituto Latino Americano de Planificação Econômica e Social ILPES/CEPAL, Santiago do Chile, com MBA Executivo e MBA de Marketing no COPPEAD/UFRJ e formação em: Mediação Extrajudicial e Judicial e Arbitragem nos: IMAB, ALGI Mediação, Mediaras-Mediação Privada/ICFML e na Câmara de Comercio França-Brasil/CMAP e em Negociação Empresarial - Theory and Tools of the Harvard Negotiation Project, ministrado pelo CMI Interser Brasil na Harvard Faculty Club, Cambridge – MA-EUA.
Atualmente é Sócio Diretor da empresa Liver Consultoria e Participações, onde atua como Coach profissional, executivo, lifecoaching e como Mediadora empresarial e família. É Mediadora Internacional certificada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófono/IMI-International Mediation Institute.
A partir de 10.05.19 participa do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.


José Gabriel Assis de Almeida

Doutor em direito pela Université Panthéon Assas – Paris II, Professor Adjunto da UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e da UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Advogado.


Juliana Loss

Professora de Negociação, Mediação e Arbitragem. Coordenadora Técnica do Núcleo de Mediação da Fundação Getúlio Vargas. Doutoranda em Direito Privado pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Mestre em Direito Público pela Universidade Carlos III de Madrid (2011). Especialista em Mediação pela Universidade Carlos III de Madrid (2010) e em Direito Público pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2008). Presidente da Comissão de mediação e arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil - ES. Membro do Instituto Alonso Martinez de Justiça e Litigância. Mediadora e Pesquisadora na área cível, processual e empresarial internacional, com ênfase em Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos e Acesso à Justiça. Experiência em programas de mediação prévia e incidental em âmbito cível e empresarial.


Laone Lago

Laone Lago, advogado colaborativo, doutorando (UFF), mestre (UNIRIO) , especialista (UERJ).


Leticia Botelho Gois

Leticia Botelho Gois Advogada da União
Mediadora judicial
Mestranda em Direito e Gestão de Conflitos UNIFOR


Luiz Costa

Experiência de 15 anos na área de Gestão de Pessoas , atuando como Gerente Regional de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil (2008 a 2015); Atuou como Ouvidor da Previ de 2015 a 2019, quando se aposentou. Educador Formador Corporativo nas áreas de Mediação Restaurativa, Formação Pedagógica de Educadores e educador organizacional em CNV - Comunicação Não Violenta contribuindo para sua disseminação e prática em ambientes corporativos.


Marcelo Girade

Marcelo Girade Corrêa é Sócio-Diretor da M9GC Treinamento e Consultoria em Resolução de Conflitos. Especialista em Administração Judiciária pela FGV e em Psicologia Social pela Universidade Estatal de São Petersburgo - Rússia. Mediador Avançado ICFML e Membro-Fundador do ICFML Brasil. Co-Fundador do Meeting Negociação - a maior competição de Negociação da América Latina. Instrutor em Mediação, Negociação e Resolução de Conflitos em instituições públicas e privadas como AGU, PGE-PR, Correios, MPMG, ANEEL, ANOREG-DF, ASSBAN-DF, ENAM, CNJ, tribunais, defensorias públicas dentre outras.


Mariana Sousa

Mariana Freitas é advogada e mediadora. Sócia de PVS Advogados. Diretora de Mediação do CBMA. Coordenadora do Curso de Formação e Capacitação em Mediação Empresarial do CBMA e da Pós-graduação em resolução de conflitos do IUPERJ. Membro da Comissão de Mediação do Conselho Federal da OAB. Membro da Comissão de Arbitragem da OAB/RJ. Membro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB. Autora de artigos na área de ADRs. Vice-Presidente do ICFML. Mediadora Certificada ICFML. JAMS Weinstein International Fellow.


Maristella Mello

Superintendente Jurídico da Seguradora Líder DPVAT, atua há 20 anos no mercado segurador, tendo recebido em 2013, Menção Honrosa, na X Edição do Prêmio Innovare, pela prática "Política de conciliação como estratégia de celeridade no atendimento aos usuários do seguro DPVAT e redução do passivo judicial". Integra a a Comissão de Assuntos Jurídicos da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização – CNSEG. Graduada em Direito pela Universidade da Cidade (2005), é Especialista em Direito do Seguro pela Escola Nacional de Seguros - ENS (2007) e em Direito Privado Patrimonial pela PUC/RJ (2010). Formações em Mediação (Instituto Mediare); e Arbitragem (Fórum Livre, Comitê de Arbitragem da British Chamber of Commerce and Industry in Brazil e British Council).


Naura Americano

Mestre em Mediação e Negociação de Conflitos pela APEP. Diretora da SOMEC-RJ. Mediadora Judicial Sênior certificada pelo TJRJ. Professora da ESAJ/TJRJ. Coordenadora e professora do curso de Mediação de Conflitos com Ênfase em Família das Faculdades Integradas A Vez do Mestre/UCAM. Possui o certificado de Formação de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados-ENFAM.


Paula Mark

Graduada em Direito, Certificação de Educação Continuada em Direito Empresarial Trabalhista-FGV. Formação Mediare em Mediação de Conflitos, Capacitada como mediadora judicial pelo TJ/RJ,Certificada como mediadora pelo ICFML nível I e II, capacitação em Práticas Colaborativas pelo IBPC, capacitação em Franchising pela ABF/SP. Coordenadora da Câmara de Mediação da OAB-RJ (2011/2018), Coordenadora da Câmara de Mediação AEB- Brasil, Mediadora do TED-OAB-RJ,Mediadora Sênior Judicial do TJ/RJ, Mediadora da Câmara de Mediação e Arbitragem da FGV, CBMA, C.A.S.A., PAX Arbitral, GIAR.


Ricardo Dornelles

Ricardo Cesar Correa Pires Dornelles: Advogado e Mediador desde 2001. Presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS. Coordenador Geral da Casa de Mediação na OAB/RS, Integrante do Núcleo de Mediação da AJURIS. Gestor da Câmara de Mediação da FEDERASUL. Mestrando em Comunicação na FAMECOS/PUCRS. Pós-graduado em Gestão Empresarial pela UFRGS,em Direito Empresarial PUCRS, e Educação pelo Programa de Psicologia/UNISC, Membro do Colégio de Presidente de Mediação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB. Conselheiro Pedagógico do Grupo Avançado de Estudos sobre Mediação Institucional . Foi Instrutor nos projetos de Mediação Judicial pelo TJRS. Compõe o quadro de mediadores da Câmara de Mediação da FIERGS, Professor convidado em diversos Programas de Pós-graduação no país. Palestrante em seminários nacionais e internacionais, Consultor em projetos sobre Mediação para Governos e Instituições Não Governamentais. Foi empresário no ramo têxtil e Informática. Co-autor do Manual de Mediação para Advogados publicado pelo Conselho Federal da OAB e Colaborador no Novo Código Comentado sobre Mediação, Co-autor da obra Reflexões sobre Mediação.


Sergio Harari

SERGIO HARARI é Mediador formado pelo MEDIARE e certificado internacionalmente pelo ICFM. Pesquisador e facilitador de Comunicação Não-Violenta, tendo participado de imersão de 9 dias no International Intensive Training e facilitado turmas desde 2016. Mais de 800 horas de mediação no TED OABRJ, Defensoria Pública, TJRJ e de forma privada. Professor no IDD PUC, IPUB/UFRJ, UCP, MBA Gestão de Pessoas e Liderança da FIAP SP, TRT/RJ, Associação de Moradores do Vidigal, ONG Galpão Aplauso. Palestrante em diversas instituições como BR Distribuidora e TJRJ. Graduado em Engenharia pela PUCRJ, especialista em Docência do Ensino Superior e em Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa ACP: Teórico (cursando).


Tomaz Solberg

Tomaz Solberg acredita que a negociação é a melhor alternativa para a resolução de conflitos. Em sua experiência profissional encontrou diversas situações onde as pessoas tinham questões a resolver, mas não tinham mais capacidade de negociar produtivamente. Especializou-se, então, em viabilizar este tipo de conversa para que os problemas pudessem ser resolvidos. Hoje trabalha principalmente questões entre empresários e entre parentes.
Tomaz Solberg é carioca, com 20 anos de experiência em gestão empresarial, engenheiro formado pela PUC-Rio , com MBA pela Yale University. Atuou profissionalmente em empresas de diversos porte, inclusive multinacionais e ONGs. Alguns exemplos são: IBM, NET Serviços e Sistema Firjan entre outras no Brasil, e em Nova Iorque no Nonprofit Finance Fund.
Capacitado em mediação pela Harvard University, pelo Mediare e pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).


Vivian Gama

Fundadora e Diretora da Plataforma Mediação Brasil. Consultora e formadora em Gestão de conflitos e mediação no Brasil e na Europa. Palestrante internacional. Coordenadora da obra internacional, Mediação, uma nova perspectiva de justiça (no prelo pela Editora Saraiva), a qual conta com a participação de especialistas dos seguintes países, Brasil, Inglaterra, França, Alemanha, Suíça, Itália, Dinamarca, Bélgica, Noruega, Espanha, Portugal e Argentina.
Mestrado em Gestão de Conflitos e Mediação pela Universidade de Barcelona. Coach formada pela Instituto Europeu de Coaching Estrutural. Pós Graduação em Direito Público e Privado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Graduação em Direito pela UERJ. Formação em facilitação de diálogos – ICK – Londres. Formação em workplace mediation pelo CEDR – Londres. Formação em Programação Neurolinguística pelo Instituto PNL Barcelona.
Fundadora e ex-coordenadora do Núcleo de Mediação de conflitos da Faculdade de Direitos do Ibmec. Professora da pós graduação do Ibmec na disciplina Gestão de Pessoas. Docente nas áreas de mediação e arbitragem internacional. Ex-coordenadora executiva e pedagógica da Pós-Graduação em Poder Judiciário da Fundação Getúlio Vargas. Criadora de metodologia multidisplicinar para a intervenção em conflitos, objeto de cursos e palestras no Brasil e no exterior. Coordenadora do Projeto Justiça Restaurativa no Rio de Janeiro, sob o financiamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.


Wanderlei Passarela

Mestre em Administração de Empresas e Bacharel em Economia pela FEA-USP. Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da USP. Pós-graduado na Abordagem Transdisciplinar, pela UNIPAZ.
Foi CEO da Petroflex, da Synteko (GPCQ) e da Orbis South America. Exerceu cargo de diretoria na Nitroquímica (Grupo Votorantim). Ex-Presidente dos Conselhos de Administração da Senergen, da Copenor (subsidiária da Petrobrás) e da Macroplast. Atualmente exerce a função de Conselheiro no Grupo S2 (Cantão, Redley e Kenner) e em outras empresas dos setores de educação, imobiliário, medicina diagnóstica, international trading e calçados. É um dos poucos Conselheiros Certificados na categoria “Experiente” (CCIe), pelo IBGC, no Brasil. Dirige, também, a sua empresa de investimentos, a Synchron Participações. Vem atuando como coaching/mentor de executivos C Level, tendo ajudado a mais de 150 profissionais em suas carreiras, por meio da Stato, da InovAtiva ou de sua atuação direta.
Fez cursos presenciais de formação executiva nas principais escolas de administração da atualidade, nos EUA (Stanford, Kellog e Harvard), na Suíça (IMD) e na França (Dom Cabral/Insead). Recebeu o título de Terapeuta, categoria “Social” pelo CIT – Colégio Internacional dos Terapeutas.
É autor dos livros "A Reinvenção da Empresa – Projeto Ômega", “O Despertar dos Líderes Integrais” e “Fábrica de ideias, Banco de Oportunidades”, e também coautor do livro “Criando seu próprio negócio: como desenvolver o potencial empreendedor”.