caret-down caret-up caret-left caret-right

"Costumo dizer que vivo para a mediação há 20 anos, e da mediação há um pouco menos.

Nestes 20 anos de experiência em resolução de conflitos, sob vários ângulos e nos mais diferentes ambientes, acabo por me definir como uma “clínica geral” de conflitos.

Empresas (RH, Jurídico, Ouvidoria ou Alta Gestão) e famílias me procuram porque algo funciona mal em alguma relação (interpessoal, inter ou intra departamentos, com parceiros externos, etc). Às vezes já têm um tipo de pedido em mente (geralmente um treinamento ou uma mediação propriamente dita); noutras, querem conversar sobre as possibilidades de tratamento para o que ainda não sabem nomear. Aí começa o processo. Nunca trabalhamos com soluções “de prateleira”."

Gabriela Assmar

Gabriela Assmar – Advogada e mediadora.

Resumo da biografia:

Mestre pela New York University, MBA pela Fundação Dom Cabral e Certificada pela International Ombudsman Association.

Pioneira em mediação no Brasil, com prática também nos EUA e Argentina. Professora convidada em diversas instituições.

Foi fellow do JAMS (EUA), pertence ao painel internacional de mediadores do CPR (EUA) e foi o 1º nome brasileiro mencionado no Who’s Who Commercial Mediation.

Foi co-fundadora da Comissão de Mediação da OABRJ, pela qual venceu o Prêmio Innovare 2009.  Saiba mais sobre o prêmio clicando aqui.

Supervisiona mediações no TJRJ desde 2007 e hoje é mediadora sênior nas Varas Empresariais do TJRJ e instrutora de mediação no CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

É membro do Conselho do CONIMA (Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem).

Foi Diretora Jurídica, Diretora de Relações Institucionais e Ombudsman em grandes empresas e fundou a ProAcordo – Mediação de Conflitos Empresariais em 2008. É co-autora da Lei Brasileira de Mediação (Lei 13.140/15).


Ver currículo completo

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Sumario de experiências relevantes em Mediação

  • Durante meu mestrado em Nova York (NYU, 1998-1999), descobri a Mediação de Conflitos e entendi que essa era a missão da minha vida. Lá, busquei todas as matérias que pude no tema, fiz minha tese com o máximo de conteúdo de mediação permitido do programa que cursava e, em 1999, permaneci nos Estados Unidos para trabalhar tanto num escritório de advocacia (no qual vivenciava mediações comerciais) como no Centro de Justiça Comunitária do Harlem, onde recebi minha primeira formação completa e pratiquei mediação em conflitos de vizinhança e família.
  • Voltei ao Brasil em 2000 e busquei todas as alternativas para trabalhar em mediação aqui. Além de meu trabalho como advogada (no qual sempre incluí a mediação em tudo, ainda que ocupasse função de negociadora), me tornei voluntária no VivaRio, ensinando mediação para funcionários da ONG e líderes comunitários no Santa Marta e Rocinha.
  • Em 2002 me tornei sócia do Mediare, empresa boutique de mediação, no qual eu atuava como professora em capacitações de mediação.
  • Como sócia do Mediare, fui contratada, em 2007, pelo PNUD, SENASP e Ministério da Justiça para desenvolver e implementar formação em Mediação e Justiça Cidadã para 520 operadores do Direito (juízes, promotores, defensores), policiais e líderes comunitários .
  • Ainda no Mediare, em 2007 iniciamos convênio com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, através do qual fizemos as primeiras mediações judiciais do JECRIM da Barra .
  • Em 2008 deixei de ser sócia do Mediare, para fundar a empresa Pro-Acordo – Mediação de Conflitos Empresariais, mas continuei como parceira e consultora também do Mediare.
  • Em 2009 atuei, como corpo docente Mediare, num consórcio com VivaRio, VivaComunidade e FGV, num projeto do Ministério da Justiça, dando formação em mediação para estudantes de Direito e líderes comunitários da Maré.
  • Em 2007 e 2008, obtive diploma universitário em Mediação de Conflitos pelo Institut Universitaire Kurt Bösch , em parceria com a Universidade de Buenos Aires e Universidade de Salta – curso ministrado em Buenos Aires, Argentina
  • Em 2008 fundei a Comissão de Mediação de Conflitos da OAB-RJ e desenvolvi o projeto vencedor do Prêmio Innovare 2009 (“Mediação para advogados e não advogados”) . Sou coordenadora da capacitação de mediadores na OAB-RJ em todas as edições do curso, acreditado pelo NUPEMEC do TJRJ: 2009, 2010 e 2017.
  • Fiz o curso oferecido pelo TJRJ, com o Dr. André Gomma, em novembro de 2009.
  • Em 2009 fui contratada pela rede global PARTNERS FOR DEMOCRATIC CHANGE INTERNATIONAL, para fundar no Brasil uma ONG dedicada a processos colaborativos. Após amplo diagnóstico, concluímos que a mediação escolar deveria ser o foco do Centro brasileiro: PARCEIROS BRASIL – CENTRO DE PROCESSOS COLABORATIVOS. Em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Rio de Janeiro (SME) e patrocínio por edital da Petrobras, desenvolvi e implementei o projeto “Educação para a Paz”, em 10 escolas da rede de Escolas do Amanhã . De 2011 a 2014 treinamos um total de 6.131 pessoas. As diretoras e coordenadoras pedagógicas das 151 Escolas do Amanhã foram também treinadas, em projeto da UNESCO e SME. Distribuímos gratuitamente 3 publicações e dois vídeos didáticos demonstrando os resultados do “Educação para a Paz”. Muitos outros municípios se espelharam nesta experiência e têm solicitado projetos semelhantes.
  • Em 2011 fui escolhida como fellow do JAMS , maior provedor de mediação comercial do mundo. Trabalhei com alguns dos melhores mediadores do JAMS em Nova York, Washington e San Francisco.
  • Fui a primeira brasileira nomeada no Who’s Who Commercial Mediation (desde 2012).
  • Sou membro do prestigioso painel internacional de mediadores do CPR .
  • Tenho dado diversos modelos de palestras, treinamentos e capacitações em mediação empresarial, negociação, ouvidoria, mediação latu sensu e mediação escolar:
  • Em 2008, organizei e ministrei o primeiro curso universitário de alcance popular em mediação no Rio de Janeiro, através do CEPUERJ, da UERJ .
  • Em 2010 ministrei formação em mediação para todos os líderes comunitários do projeto SESI Cidadania, da FIRJAN.
  • Na rede municipal de Educação do Rio de Janeiro, ministrei, de 2013 a 2015, 4 das 80 horas de formação do processo de concurso de todos os novos professores, na Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire.
  • Instrutora do CNJ (Dezembro 2017)
  • Em cursos sob medida, in-company, ou como professora convidada, já ministrei palestras e cursos para mais de uma centena de instituições públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
  • Avaliadora e Mediadora profissional nas Competições Regional Sudeste e Nacional de Mediação Empresarial.
  • Fui co-autora do texto original do PLS 517/11, a convite do Senador Ricardo Ferraço, e colaborei com a redação das emendas propostas pelo Deputado Jutahy Júnior ao PL 7169/14, projetos de lei que se tornaram a Lei Brasileira de Mediação: Lei 13.140/15.
  • Ombudsman Organizacional certificada pelo International Ombudsman Association.

Formação:

  • MBA em Gestão Empresarial – Fundação Dom Cabral, MG, Brasil – 2005 (tese sobre o impacto das culturas nacionais no estilo negocial das empresas)
  • Mestre em Jurisprudência Comparada – New York University – 1999 (tese sobre a comparação entre mediação e arbitragem em relação à influência do terceiro no processo decisório das partes)
  • Dimploma Universitário em Mediação de Conflitos – Institut Universitaire Kurt Bösch, Suíça/Argentina- 2008
  • Pós Graduação em Direito Empresarial – Cândido Mendes – top 5% – 1995
  • Graduação em Direito – Cândido Mendes – top 2% – 1993

Idiomas:

. Fluente em Inglês e Espanhol. Fluência oral em Francês. Nivel básico em Italiano.

Experiência Profissional

  • 2007 – presente EMPREENDEDORA EM RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

    ProAcordo – Mediação De Conflitos Empresariais (2008 – presente) (www.pro-acordo.com.br – Empresa de pequeno porte. Serviços de Mediação e Negociação Empresarial), Parceiros Brasil – Centro De Processos Colaborativos (2009 a 2014) (OSCIP, sem fins lucrativos, membro da rede Partners for Democratic Change International), Mediare – Centro De Administração De Conflitos (2002 a 2008) (Empresa de pequeno porte, com foco em Mediação de Conflitos e processos decisórios).

    Fundadora/Diretora Executiva: Em 2007 atuei na implementação do programa de mediação no Judiciário do RJ, que se tornou política pública do CNJ. Hoje, atuo no primeiro time de mediadores em casos de Varas Empresariais. Em 2009 fui contratada por parceria entre GE Foundation e a rede internacional Partners for Democratic Change para incorporar o Centro Brasileiro da rede. Construí toda a estrutura, time, parcerias e financiamentos. Em 3 anos levantei R$ 4,5 milhões em recursos para mediação escolar, incluindo um grande contrato com a Petrobras. Trabalhei com a UNDP (United Nations Program for Development), SENASP e Ministério da Justiça para treinar centenas de mediadores dentre juízes, promotores, defensores e policiais. Fui coordenadora da primeira iniciativa do Ministério da Justiça para levar a mediação em conflitos coletivos envolvendo políticas públicas a todo o Brasil. Minha empresa privada foi pioneira no trabalho em conflitos empresariais complexos e conflitos no espaço de trabalho.

  • 2015-2017 Grupo ICATU SEGUROS

    (maior seguradora independente do país, nos ramos de Vida, Previdência e Capitalização)

    Ombudsman: Ouvidoria para Consumidores, regulada pela Resolução SUSEP 279/2013 – Responsável pelo tratamento de reclamações de clientes, fornecedores e corretores, que não tenham sido solucionadas por outros níveis de atendimento.
    Ombudsman Organizacional , certificada pelo International Ombudsman Association– Assistência isenta, confidencial e informal aos funcionários, estagiários ou menores aprendizes na busca de soluções para receios, dilemas, impasses e conflitos, presentes ou iminentes, mesmo de natureza pessoal, que pudessem causar impactos à sua atuação no ambiente de trabalho.

  • 2014 – 2015 J.G. ASSIS DE ALMEIDA ADVOGADOS / FIPRA BRAZIL

    (O escritório de José Gabriel Assis de Almeida é o representante, no Brasil, da Fipra International, rede global de profissionais sêniores em relações institucionais)

    Diretora: Responsável pelo atendimento a todos os clientes internacionais na obtenção de licenças, validação de operações por autoridades brasileiras e desenvolvimento regulatório.

  • 2005-2007 SOCIEDADE MICHELIN DE PARTICIPAÇÕES

    (Empresa Multinacional de grande porte – Fabricação e Comercialização de Pneumáticos; Seringais industriais)

    Diretora de Relações Institucionais – América do Sul: Alterei o status urbano do terreno onde hoje está a nova fábrica de Campo Grande, RJ. Esta negociação multi-stakeholder, vinha sendo conduzida por 5 anos. O espaço era legalmente restrito a uso residencial e comercial e a mudança sofria forte resistência da comunidade. Resolvi a questão em 3 meses e viabilizei investimento de US$ 200 milhões no Brasil.

    Reporte ao Presidente para a América do Sul e ao VP de Relações Institucionais em nível mundial.
    . Responsável por:
    . Negociações com: (i) governo (leis, regulamentos, licenças, autorizações, incentivos fiscais, parcerias público-privadas, projetos de interesse público); (ii) comunidades no entorno dos empreendimentos da empresa; (iii) demais membros da ANIP – Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos – em temas de responsabilidade pós-consumo e comércio internacional [junto à OMC]; (iv) parceiros em projetos de sustentabilidade; (v) BEI [Banque Européenne d’Investissement] sobre financiamento internacional.
    . Coordenação e divulgação das práticas de responsabilidade social e ambiental.

  • 2001-2005 STAR ONE S/A

    (Empresa Multinacional de grande porte – soluções via Satélite. Em 2004 representava 4% do faturamento do Grupo Embratel, mas 70% do lucro.)

    Diretora Jurídica: Estruturei o Departamento Jurídico logo após o spin-off da Embratel. Muitos procedimentos precisavam ser adaptados à estrutura e ciclo operacional distintos. Um exemplo foi a reestruturação do procurement de satélites e serviços de lançamento, gerando economia de US$ 53 Milhões em cada operação.

    Responsável por:
    . Estratégias em ações judiciais e, sobretudo, para evitar litígios.
    . Defendi a empresa em auto de infração de ICMS superior a R$ 300 milhões e o impacto deste em “CPI do Propinoduto” (2003). Comprovada a licitude de todas as operações, a empresa foi preservada de quaisquer impactos negativos à sua imagem e operações.
    . Negociação de contratos, nacionais e internacionais, com financiadores, fornecedores, parceiros e clientes, e, como facilitadora, entre acionistas.
    . Desenvolvimento de estratégias corporativas (modelos de negócio, governança, etc) incluindo planejamento fiscal e reestruturações societárias, no Brasil e no exterior.
    . Atuação em questões regulatórias junto à ANATEL.

  • 2000-2001 TOZZINI, FREIRE, TEIXEIRA e SILVA ADVOGADOS

    (Escritório de Advocacia Internacional de grande porte – Serviços jurídicos e consultoria)

    Advogada Senior: Trabalhou na estruturação de operações de fusão, cisão e incorporação de empresas e fundos de investimento, com foco nos aspectos societários e tributários e na análise de riscos de litígios.

  • 1999-2000 LeBOEUF, LAMB,GREENE & MacRAE, LLP – NY – EUA

    (Escritório de Advocacia Internacional de grande porte – Serviços Jurídicos e consultoria)

    Advogada Estrangeira: Interface de operações com partes nos EUA e América Latina, incluindo elaboração de contratos, avaliação tributária, abertura de capital, incorporação de empresas de propósito específico e reforma do Código Comercial de Moçambique.

  • 1997 – 1998 BANCO FONTECINDAM S/A

    (Banco de Investimentos de médio porte).

    Advogada: Fundou o departamento jurídico, atuando na estruturação e negociação de operações de câmbio, fundos de investimento, negociação com devedores, reestruturação societária e privatizações.

  • 1993 – 1997 PRICE WATERHOUSE COOPERS AUDITORES INDEPENDENTES S/C

    (Empresa multinacional de grande porte – Serviço de Auditoria e Consultoria).

    Consultora Sênior do Departamento de Impostos: Coordenou equipes de até 20 pessoas em planejamentos tributários, domésticos e internacionais, envolvendo tributação de pessoas físicas e jurídicas, capital estrangeiro no Brasil e reestruturação societária, além do suporte à auditoria.

  • 1991 – 1993 ULHÔA, CANTO, REZENDE e GUERRA ADVOGADOS

    (Escritório de Advocacia Tributária Nacional de grande porte – Serviços Jurídicos e Consultoria) – Estagiária

 

Outros cursos

  • Mediadora Empresarial/Comercial – ADRg, Bristol, UK/São Paulo – 2009
  • Mediação no Ambiente de Trabalho – Mediation Training Institute International, USA/RJ – 2009 [1]
  • Treinadora de treinadores em Negociação Empresarial e Pedagogia da Mediação – Harvard Negotiation Project , Cambridge, USA – 2009[2][3]
  • Programa de Gestão Avançada – Amana-Key, SP – 2003

 

Outras informações

  • Membro Consultor da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB Federal.
  • Supervisora em mediações no TJ-RJ desde 2007 e membro do grupo que iniciou mediações em casos de Varas Empresariais no TJ-RJ em 2015.
  • Coordenadora do curso on-line de “Resolução Consensual de conflitos envolvendo políticas públicas” para 1500 alunos – ENAM/MJ 2014.
  • Membro do painel internacional de mediadores do CPR (www.cpradr.org)
  • Único nome Brasileiro no Who’s Who Commercial mediation desde 2012
  • Weinstein Fellow – JAMS, NY (JAMS é o maior provedor de mediações empresariais do mundo) – 2011.
  • Fundadora da Comissão de Mediação da OAB-RJ -2008.
  • HARLEM JUSTICE CENTER, NY, USA – única estrangeira a integrar equipe multidisciplinar de resolução de conflitos – 2000
  • Voluntária no VIVA RIO – BALCÃO DE DIREITOS/PROJETOS DE MEDIAÇÃO na Rocinha e Santa Marta – 2000-2001.
  • Facilitadora, em processo de Construção de Consenso, pela StThomas University, Minnesotta, USA – 2007-2008.

Publicações em que colaborou

  • ZANETI Jr, Hermes; CABRAL, Trícia Navarro. Justiça Multiportas – Mediação, Conciliação, Arbitragem e outros meios de solução adequada de conflitos. Coleção Grandes Temas do Novo CPC – 9. Bahia: Ed. JusPODIVM, 2017.
  • HALE, Durval; DALLA, Humberto; CABRAL, Trícia Navarro. O Marco Legal da Mediação no Brasil – Comentários à Lei No. 13.140 de 26 de junho de 2015. São Paulo: Ed. Atlas, 2015.
  • SCHONEWILLE, Manon; SCHONEWILLE, Fred. The Variegated landscapes of MEDIATION – A comparative study of mediation regulation and practices in Europe and the World. The Netherlands. The Hague: Ed. Eleven, 2014.
  • MARCONDES, Fernando. Direito da Construção – Estudo sobre as várias áreas do Direito aplicadas ao Mercado da Construção. São Paulo: Ed. PINI, 2014.
  • ALMEIDA, Rafael Alves de; SILVA, Tania Almeida; CRESPO, Mariana H. Tribunal Multiportas – Investindo no Capital Social para maximizar o sistema de solução de conflitos no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2012.

Bio in English

General Biography

Gabriela Assmar has 20 years of mediation experience and has been a full-time mediator for the past 11 years. She started her career in 1992 as a transaction lawyer, both in-house and as outside counsel. She has been head of legal departments, public affairs director and ombudsman at multinationals and has been responsible for multidisciplinary teams designing business strategies in telecommunications, investment banking, insurance and industrial sectors.

She specialised in mediation in New York, from 1999, during an LLM at New York University and work in a New York law firm. She is a recognized pioneer and developer of the mediation market in Brazil, and has served as a mediator in commercial, corporate, multi-stakeholder (social and environmental), family, criminal and community conflicts with the Rio de Janeiro court system and in private practice. She lectures and teaches mediation at numerous institutions in Brazil, such as The State University in Rio de Janeiro, The Federal University in Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, the Bar Association School of Law and in-company trainings. She is a mediation instructor for the National Council of Justice. She was one of the founders of the mediation commission of the Rio de Janeiro State Bar, for which she won the Innovare Award 2009, given by the Supreme Court for innovations in the legal arena. She has been involved in the discussions regarding public policies on mediation within the private sector, the court system and the legislative power. She was a co-author of the Brazilian Mediation Law (Law 13.140/2015). In 2011 Ms Assmar was a Weinstein Fellow at JAMS and she is a member of the international panel of CPR mediators.

Ms Assmar has also developed mediation in Brazil through conflict resolution programmes for children in schools located in the most violent areas of Rio de Janeiro. She served as founder and executive director of the Brazilian Center for Partners for Democratic Change International (Parceiros Brasil – Centro de Processos Colaborativos). She also founded the private mediation services provider ProAcordo – Mediação de Conflitos Empresariais.

Gabriela Assmar was the first Brazilian named by the prestigious publication Who’sWho Commercial Mediation. Her name can be found the editions 2012, 2013 and 2014.

Litigation practice:

Ms. Assmar’s litigation practice covered Commercial, Real Estate, Tax, Contract and Civil law across domains such as

  • Commercial contracts including international contracts
  • Property and Intellectual Property disputes
  • Tax planning and the consequent need to seek for redefinitions of tax levies
  • Urban status characterization and its impacts on the viability of real estate developments
  • Insurance law
  • Consumer protection
  • Environment protection and public interest litigations.

Mediation Practice:

Ms. Assmar has been a full-time mediator since 2007 and has mediated several hundred cases with a very high rate of settlement. She is a senior mediator at the Rio de Janeiro State Court and one of the few mediators for commercial disputes at the Court. In private practice, she serves as a mediator, mediation/negotiation trainer, coach (in conflict situations) and systems designer. Her diverse mediation experience includes cases in the areas of:

  • Property- real estate, joint ventures, including intellectual property
  • Contracts – including commercial contracts, sub-contracts, vendor disputes, franchising
  • Family disputes- including family business disputes, family partition, wills and other settlements
  • School conflicts, including bullying
  • Matrimonial – divorce, child custody, division of assets
  • Commercial – founder disputes, liabilities, partnerships, cross border commercial disputes, consumer disputes, contract remodeling for tax planning purposes, risk allocation
  • Insurance coverage
  • Corporate disputes – Share holder issues, Management internal disputes
  • Labor/management disputes such as harassment allegations
  • Company/community (multi stakeholders) social and environmental impact management
  • Post consumption duties among competitors

ADR Achievements:

As one of the three founders of the pioneer Mediation Commission at the Brazilian Bar Association – Rio de Janeiro Chapter, Ms. Assmar implemented the mediation practice for lawyers and non-lawyers in 2008 and her project won the very prestigious Innovare Award 2009. The Innovare Award recognizes relevant innovations in legal practice and is sponsored by the Brazilian Supreme Court, the National Council of Justice and other institution of similar importance in the Brazilian Legal field.

Ms. Assmar is a Mediation Counsel of the Federal Bar Association.

In 2011 she was awarded the Weinstein Fellowship, a prestigious international fellowship for ADR professionals.

She was nominated to ‘The International Who’s Who Legal’ of Commercial Mediation since 2012, including Best Lawyer 2014.

She is one of the few Brazilians certified by the International Ombudsman Association.

ADR Training

  • She had her LL.M. at NYU on the Comparison the Common Law and Civil Law Systems, with a thesis focusing on the mediation and arbitration.
  • She was first trained as a mediator at the Harlem Justice Center, New York, in 1999. At the same period, she worked as a foreign associate at a New York Law Firm, thanks to which she could observe commercial mediations at JAMS.
  • She has an university diploma on mediation from Institut Universitaire Kurt Bösch, a Swiss institute at its Buenos Aires (Argentina) chapter.
  • Has undergone extensive advanced mediation training at Harvard Law School, JAMS (NY and San Francisco), ADRgroup (UK), Mediation Training Institute International, etc.

ADR Teaching & Mentoring

Since 2000 Ms Assmar has been teaching mediation and mentoring recently trained mediators throughout Brazil and abroad, in a list of more than one hundred institutions besides in-company trainings.  She is an instructor for the Brazilian National Council of Justice.

Publications

Gabriela Assmar was a co-author in the following publications:

  • ZANETI Jr, Hermes; CABRAL, Trícia Navarro. Justiça Multiportas – Mediação, Conciliação, Arbitragem e outros meios de solução adequada de conflitos. Coleção Grandes Temas do Novo CPC – 9. Bahia: Ed. JusPODIVM, 2017.
  • HALE, Durval; DALLA, Humberto; CABRAL, Trícia Navarro. O Marco Legal da Mediação no Brasil – Comentários à Lei No. 13.140 de 26 de junho de 2015. São Paulo: Ed. Atlas, 2015.
  • SCHONEWILLE, Manon; SCHONEWILLE, Fred. The Variegated landscapes of MEDIATION – A comparative study of mediation regulation and practices in Europe and the World. The Netherlands. The Hague: Ed. Eleven, 2014.
  • MARCONDES, Fernando. Direito da Construção – Estudo sobre as várias áreas do Direito aplicadas ao Mercado da Construção. São Paulo: Ed. PINI, 2014.
  • ALMEIDA, Rafael Alves de; SILVA, Tania Almeida; CRESPO, Mariana H. Tribunal Multiportas – Investindo no Capital Social para maximizar o sistema de solução de conflitos no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2012.

Educational Qualifications

Ms. Assmar graduated in Law in Brazil (1992). She has an LL.M. at NYU (1999), an MBA at Fundação Dom Cabral (2005) and an university Mediation Degree from Institut Universitaire Kurt Bösch, a Swiss institute at its Buenos Aires (Argentina) chapter (2008).


Carta para Gabriela, por Gabriel Lacerda

Gabriela é antes de tudo intensa. Acredita na mediação com fé verdadeiramente missionária.  Capta intuitivamente a tendência que eu intelectualmente tinha detectado. E dedica-se a ela de corpo e alma.  Sente que, disseminando a mediação como forma de resolução de conflitos acompanha um movimento natural e colabora para a paz social.

Leia mais